sexta-feira, 16 de maio de 2008

Trabalhadores no setor plástico podem entrar em greve em Santa Catarina

Impasse na negociação coletiva com sindicato patronal motiva paralisação

Jaraguá do Sul - Os Sindicatos de Trabalhadores do setor plástico de Santa Catarina, filiados à Fetiesc, estão ingressando com dissídio coletivo em função do impasse criado pelos patrões que se negam a atender as reivindicações da categoria. A proposta de aumento salarial oferecida pelos patrões é de apenas 0,5%, índice considerado "aviltante" pela categoria, que ameaça com greve caso não sejam reconhecidas as reivindicações, que são: aumento real de salário com base no crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2006 e a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, com o fim do trabalho aos sábados.

No início desse mês, os dirigentes sindicais realizaram manifestações em frente aos portões de acesso das principais empresas da categoria no estado: em Jaraguá do Sul, na Cryovac; em Rio Negrinho, na Busscar; e em Biguaçu, na Inplac. "Sentimos que o clima de indignação é geral entre os trabalhadores e trabalhadoras. Todos se mostraram receptivos aos Sindicatos e pararam para ouvir, o que prova que a Campanha Unificada não está somente no discurso, mas a disposição da categoria é pra luta", adverte o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Plásticos de Jaraguá do Sul e Região e secretário de Negociação Coletiva da Fetiesc, Sérgio Ferrari.

Na avaliação dos sindicalistas, a proposta de 0,5% de aumento salarial na data-base, feita pelo Sindicato patronal, é uma afronta à classe trabalhadora. "Para se ter uma idéia, em um piso salarial de R$ 521,40, o aumento real de 0,5% proposto pelos patrões vai representar míseros R$ 2,60 por mês ao salário dos trabalhadores e trabalhadoras, o equivalente a uma passagem de transporte coletivo em muitas cidades do Brasil, nos dias de hoje", critica Ferrari.
Por: Informa Editora - Maria Helena de Moraes e Sérgio Homrich dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente nossas postagens. Isso ajuda na discussão dos temas publicados. Equipe INFORMA.