segunda-feira, 9 de junho de 2008

Setor plástico de Santa Catarina em estado de greve

Decisão foi tomada durante Assembléias nos municípios que integram a Campanha Salarial Unificada

Jaraguá do Sul – As trabalhadoras e trabalhadores do setor plástico do Estado, exceto os de Criciúma, decretaram estado de greve na categoria. A partir de segunda-feira (9 de junho) devem ocorrer paralisações-relâmpago em algumas empresas. A decisão pelo estado de greve foi tomada em quatro assembléias, realizadas entre os dias 30 de maio e 3 de junho e envolve trabalhadores do setor plástico das cidades Biguaçu, Jaraguá do Sul e Rio Negrinho, onde foi deflagrada a Campanha Unificada, coordenada pela Fetiesc (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de SC). A segunda audiência de conciliação entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores está marcada para as 10 horas do dia 10 de junho, na Delegacia Regional do Trabalho, em Florianópolis.

A categoria luta por um reajuste de salário, pelo menos, igual ao conquistado pelas trabalhadoras e trabalhadores do setor plástico de Criciúma, que foi de 8%, mais abono de R$ 300,00 e piso salarial de R$ 613,70, além da liberação dos pais ou responsáveis para levarem os filhos de até 14 anos a consultas médicas e odontológicas. A proposta do sindicato patronal para o restante do estado é de 6,3% de reajuste e foi rejeitada nas assembléias.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Plásticas, da Borracha e Papelão de Jaraguá do Sul e Região (Sintiquip) e também secretário de Negociação Coletiva da Fetiesc, Sérgio Ferrari, a greve tem a adesão maciça dos trabalhadores. "Os trabalhadores estão sabendo que o momento econômico é favorável e que esta seria a chance de se obter um aumento real de salário. Estão dispostos a parar, caso não sejam atendidas as suas reivindicações. O bolo cresceu, a classe trabalhadora quer a sua fatia", avisa Ferrari. A diretoria executiva da Fetiesc está reunida desde ontem (5), em Criciúma, para definir os novos rumos do movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente nossas postagens. Isso ajuda na discussão dos temas publicados. Equipe INFORMA.