segunda-feira, 26 de abril de 2010

CDH e Sindicatos de Trabalhadores lançam dois livros no dia 30 de abril

Jaraguá do Sul – O Centro de Direitos Humanos de Jaraguá do Sul e os Sindicatos dos Trabalhadores de Jaraguá do Sul e Região promovem, dia 30 de abril, às 19h30, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário, o lançamento de dois livros: SOS Comunidade Vale do Itajaí – monitoramento e organização comunitária em desastres – e "Paranaenses em Movimento – Trajetórias e Travessias Migratórias – (1980-2000)", do professor-doutor em História, Ancelmo Schorner. A promoção integra as homenagens das entidades sindicais ao 1º de maio - Dia Internacional do Trabalhador.
A primeira publicação é da Abong (Associação Brasileira de Organizações não Governamentais) e se trata de um relatório dos danos causados pela enchente de novembro de 2008 no Vale do Itajaí e norte de Santa Catarina, mais especificamente, a cidade de Jaraguá do Sul, onde 13 pessoas perderam a vida nos deslizamentos ocorridos em novembro de 2008. Este livro já foi lançado no Fórum Social Mundial, realizado em janeiro, em Porto Alegre.

Trajetórias e travessias

O livro do professor Ancelmo Schorner foi escrito a partir de pesquisa realizada pelo próprio autor na comunidade do Morro da Pedra, reduto de paranaenses, no Bairro Estrada Nova. As condições reais da vida urbana a que são relegados os migrantes, as tensões existentes entre os nascidos aqui na região e as pessoas "de fora", são situações expostas no livro, que também revela a superação e as lutas da comunidade pelo direito à cidade. O professor Ancelmo estará presente ao lançamento.

INFORMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente nossas postagens. Isso ajuda na discussão dos temas publicados. Equipe INFORMA.