quinta-feira, 15 de abril de 2010

Comitê Popular de Luta do Transporte Coletivo

Manifesto

As entidades e movimentos sociais reunidos e abaixo assinados, informamos à população de Joinville que está formado o COMITÊ DE LUTA DO TRANSPORTE COLETIVO que se encontra em estado de mobilização permanente contra o aumento da passagem de ônibus.

Está sendo discutida a possibilidade de um novo aumento da tarifa do transporte coletivo pela Prefeitura Municipal, dos atuais R$ 2,30 para R$ 2,65. Entendemos que isso é inaceitável, pois além de se tratar de uma irregular concessão pública de mais de 40 anos, com inúmeras prorrogações ilegais que estão sendo contestadas na Justiça, o novo aumento traz um ônus insuportável para a população joinvilense.

O COMITÊ DE LUTA, através de seus integrantes, representa os interesses de milhares de pessoas, trabalhadores, trabalhadoras e da juventude dessa cidade. Por isso temos o dever de chamar a responsabilidade do Poder Público para que atenda as reivindicações da população usuária de um serviço público essencial como é o caso do transporte coletivo.

O COMITÊ DE LUTA vai combater qualquer aumento na tarifa e queremos avançar com a promoção de um amplo seminário municipal que faça o debate e encaminhe propostas práticas sobre os problemas do transporte coletivo de Joinville e o modelo de gestão que queremos.

As planilhas apresentadas para justificar os aumentos são insuficientes e desprovidas do controle social e de mecanismos eficazes de fiscalização. Assim, não é possível confiar nos dados apresentados pelas empresas concessionárias.

Estamos solicitando uma audiência com o Prefeito, com a máxima urgência, para que o COMITÊ DE LUTA apresente suas reivindicações, dentre elas a garantia de não ser concedido nenhum aumento da passagem de ônibus e o apoio para a realização de um seminário sobre transporte coletivo em Joinville que discuta amplamente o assunto.

Novas entidades estão sendo convidadas e aderindo ao COMITÊ DE LUTA, que se encontra em estado de mobilização permanente para barrar o aumento da tarifa. Você também é convidado a se mobilizar, participe conosco.

APRASC – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO ADHEMAR GARCIA – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO PANAGUAMIRIM – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO SANTA BÁRBARA - CENTRO DOS DIREITOS HUMANOS DE JOINVILLE (CDH) – CONDESAG – DCE UNIVILLE – DACS - ESQUERDA MARXISTA DO PT – ESQUERDA SOCIALISTA DO PT – FAMJO – GRÊMIO DO JURACY – GRÊMIO DO PRESIDENTE MÉDICI – GRÊMIO ESTUDANTIL TUFI DIPPE – GRÊMIO JOÃO ROCHA – GRÊMIO PAULO MEDEIROS – NÚCLEO DA LUTA ANTIMANICOMIAL NISE DA SILVEIRA - JUVENTUDE REVOLUÇÃO (JR) – MOVIMENTO PASSE LIVRE (MPL) – MANDATO VEREADOR ADILSON MARIANO – MANDATO DO DEPUTADO ESTADUAL SARGENTO SOARES – SINDICATO DA SAÚDE – SINSEJ/ DIREÇÃO ELEITA – UNIÃO JOINVILENSE DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS (UJES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente nossas postagens. Isso ajuda na discussão dos temas publicados. Equipe INFORMA.