quinta-feira, 21 de junho de 2012

Escola de Formação Popular - 4ª edição


Cynthia Maria Pinto da Luz
Assessora Jurídica do Centro dos Direitos Humanos de Joinville
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Subseção Joinville - SC

A Escola de Formação Popular em Direitos Humanos, mantida pelo Centro dos Direitos Humanos de Joinville (CDH), é uma iniciativa que congrega atividades de educação não formal, pesquisa em cooperação com universidades e observatórios, produção de materiais populares, publicações científicas e incentiva o debate crítico acerca das violações que atingem a população de forma geral. 

As inscrições para a 4ª edição “Comunidade e Movimento” estão abertas e a Escola DH continua com debates sobre as questões de gênero, violência doméstica, a mulher como chefe de família e a efetividade das políticas públicas dirigidas à mulher, nos meses de junho e julho. Em agosto, a escola promove o 5º Seminário de Gestão Prisional, Segurança Pública e Cidadania, com juristas e ativistas de renome nacional, destacando os problemas do sistema prisional e sua relação com a segurança pública.


Já em novembro, a Escola DH promove atividade com parceiros, gestores, parlamentares, entidades sindicais, população, lideranças dos conselhos de saúde e usuários sobre o tema saúde em Joinville, com foco no funcionamento do SUS e a acessibilidade ao tratamento de saúde disponível.

Para o CDH, é necessário intensificar as estratégias de formação das pessoas enquanto sujeitos de direitos capazes de exercitar o controle democrático das ações de Estado, na busca da transformação para uma sociedade de fato justa e livre das desigualdades sociais. Por isso, a importância de investir na construção da consciência crítica e política. Valores como tolerância, solidariedade, justiça social, desigualdades, sustentabilidade e inclusão social são temas que, muitas vezes, ficam ao largo do debate.

As profundas contradições que marcam a sociedade brasileira indicam a existência de graves violações desses direitos em consequência da exclusão social, econômica e política, que promovem as múltiplas formas de violências contra a pessoa humana. Em suma, estas contradições precisam ser reconhecidas, exigindo o compromisso dos vários agentes públicos e da sociedade com a realização dos direitos humanos.

Atualmente, a educação vem sendo entendida como uma das mediações fundamentais tanto para o acesso ao legado histórico dos direitos humanos, quanto ao entendimento de que a cultura dos direitos humanos é umos alicerces para a mudança social. As inscrições são gratuitas e os encontros acontecem no auditório do CDH. A inscrição e a programação estão em www.centrodireitoshumanos.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente nossas postagens. Isso ajuda na discussão dos temas publicados. Equipe INFORMA.