quinta-feira, 1 de novembro de 2012

FSM Palestina Livre


por Cynthia Maria Pinto da Luz*

Acontece em Porto Alegre, de 29 de novembro a 1º de dezembro, o Fórum Social Mundial Palestina Livre, convocado pelos organizadores do Fórum Social Mundial (FSM), após a realização do primeiro evento em Dacar, em 2011, impulsionado pelo movimento de resistência palestina.

O evento é de grande importância, pois será um encontro mundial de militantes pela causa palestina. Adotando algumas das pautas propostas pela União Democrática de Entidades Palestinas do Brasil (Udep), o FSM Palestina Livre discutirá temas como a paz entre Israel e a Palestina; Estado único, laico e democrático sobre o território da Palestina histórica; convivência com direitos iguais, sem discriminação de raça ou religião, com Jerusalém como sua capital, respeitando o direito das minorias.

Sobre essas bases, o FSM Palestina Livre representa um instrumento da causa palestina que poderá constituir-se em um marco histórico para a luta do povo palestino e a defesa dos direitos humanos no mundo contemporâneo.

Evidentemente, as tensões são grandes no comitê organizador, com pressões para a inclusão de debates exclusivamente direcionados para o reconhecimento do Estado de Israel, com o convite de representantes que historicamente são contrários ao direito de retorno dos palestinos às suas casas.

Diz a convocatória oficial que “o FSM Palestina Livre será um encontro global de ampla base popular e de mobilizações da sociedade civil em todo o mundo”. Ele visa a: “Mostrar a força da solidariedade aos chamados do povo palestino e à diversidade de iniciativas e ações visando a promover a justiça e a paz na região. Criar ações efetivas para assegurar a autodeterminação palestina, a criação de um Estado palestino com Jerusalém como sua capital, e o atendimento aos direitos humanos e ao direito internacional (...)” (www.wsfpalestine.net).

Em todo o País, as universidades, sindicatos e movimentos sociais estão se preparando para estarem lá, contribuindo no debate e na luta em favor da causa palestina, levantando as bandeiras históricas dessa luta, pelo fim do Estado de Israel e a defesa dos direitos de todos os palestinos.

Aqui em Joinville, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Univille, o DCE do Ielusc e o Centro dos Direitos Humanos estarão realizando um debate com os estudantes universitários no dia 22 de novembro, às 19 horas, no anfiteatro 2 da Univille, com participação aberta ao público em geral.

Uma excelente oportunidade de aprofundar a questão, que causa tanta injustiça e dor, e promover ações de solidariedade pela libertação da Palestina. 

Veja também: www.facebook.com/fsmpalestina.

*Advogada do Centro de Direitos Humanos de Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente nossas postagens. Isso ajuda na discussão dos temas publicados. Equipe INFORMA.